Sempre fica com dúvidas na hora de comprar azeite? É normal! Existem muitas variedades com especificidades diferentes e a sua escolha depende só de qual melhor azeite para o seu dia a dia.
Qual melhor azeite para você?
Azeite, por definição, é o óleo extraído da polpa de frutos. O azeite pode ser sempre classificado como:
- Extra virgem: Entre os azeites, é o tipo mais puro, com menos processos de extração, o que faz dele a variedade mais saudável. De todos os tipos, o azeite extra virgem é o tipo de extração que mais suporta altas temperaturas sem perder suas propriedades; Virgem: Possui um processo a mais de extração, o que o torna um pouco mais ácido do que o primeiro. Entretanto, tem praticamente as mesmas propriedades que o extra-virgem;
- Refinado: O processo de refinamento faz com que o azeite perca muitas das suas propriedades, não só nutricionais, mas também em questão de aroma, cor e sabor. Dos azeites puros, é o menos saudável;
- Composto: É misturado com outros tipos de óleo, como o de soja ou de girassol, podendo ser prejudicial à saúde quando em altas temperaturas por perder rapidamente suas propriedades nutricionais.
O tipo de azeite mais comum e mais conhecido é o de oliva, extraído das azeitonas. Mas também podemos produzir azeite extraindo da polpa de outros alimentos. Um exemplo, também bastante conhecido, é o azeite de dendê. O dendê é fruto de uma espécie de palmeira: o dendezeiro. A extração do azeite é feita através do cozimento e da prensa do fruto. O azeite de dendê tem grande concentração de vitamina A, entretanto, é um azeite muito calórico que não deve ser consumido em grandes quantidades – uma colher de sopa tem cerca de 70 calorias. Além disso, o azeite de dendê perde suas propriedades originais quando elevado à altas temperaturas.
Conheça o azeite de avocado
Os azeites de oliva e de dendê não são os únicos que podem deixar suas refeições saborosas e contribuir com nutrientes. O azeite de avocado tem se tornado cada vez mais popular também no Brasil. Diferentemente dos demais, o azeite de avocado não perde suas propriedades quanto atinge altas temperaturas. Um azeite bom para saladas e pratos frios, mas também para grelhar e cozinhar. Este tipo de azeite também ajuda a combater o colesterol e é rico em:
- Vitamina A
- Vitamina E
- Vitamina B6
- Ômega 3, 6 e 9
- Beta-sitosterol
Por causa de todos os seus nutrientes, o azeite de avocado é muito recomendado para o fortalecimento do sistema imunológico, saúde da pele, visão e cabelos. É extremamente versátil e pode ser utilizado em inúmeros tipos de receitas. Tanto no preparo quanto na finalização de temperos, molhos, doces, salgados, saladas e carnes.
Qual melhor azeite para você? Isso depende muito do uso destinado ao produto no dia a dia. Entretanto, apostar em opções nutritivas e estáveis à mudança de temperatura é sempre uma boa escolha para a sua alimentação e seu organismo.